Esporte
Rio inaugura estádio olímpico de canoagem slalom
Legado
O local será transformado em parque público e poderá ser aproveitado pela população já a partir de 23 de dezembro
O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (26). Localizado em Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o circuito foi apresentado e testado por autoridades presentes, como o secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge, e o secretário Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, que percorreram as corredeiras em um bote.
“É mais um equipamento entregue. Apenas aqui, neste empreendimento, são R$ 118 milhões. Estamos potencializando todo o complexo de Deodoro para atender tudo o que foi pactuado com o Comitê Olímpico Internacional”, afirmou Marcos Jorge.
“O que mais temos a comemorar é ganhar um centro deste para a canoagem brasileira. Temos uma geração nova que veio de programas sociais, como o Segundo Tempo, e vai ter essa pista, uma das mais modernas do mundo. Para a canoagem, é sensacional”, disse o secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser.
Além de ser utilizada como casa da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o estádio tem um projeto de legado que envolve partes esportiva e social. De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o local será transformado em parque público e poderá ser aproveitado pela população a partir de 23 de dezembro. A entrada será gratuita. “Vamos ter o caso de legado antes da Olimpíada. O importante é que a molecada vai usar isso aqui no verão”, anunciou Paes.
Teste
Tricampeão olímpico de canoagem slalom, o francês Tony Estanguet participou da cerimônia de entrega da instalação e elogiou a estrutura construída em Deodoro. “É fantástica. Estou impressionado. Conheço muitas pistas e essa tem um nível impressionante. Quero parabenizar as autoridades brasileiras por terem construído em menos de dois anos. Quando você vê o resultado, é fantástico. Todos os atletas amaram o percurso”, comentou Estanguet.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, ressaltou que a intenção da entidade é utilizar o local para ajudar no desenvolvimento do esporte. “Atingimos o que queríamos. O canal é perfeito, dá todas as condições e é muito técnico. Vai ser realmente outro polo de desenvolvimento para a modalidade”, comentou. “O feedback que temos é de que a pista é técnica. Está todo mundo adorando a instalação.”


Fonte: Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















