Esporte
Brasília aguarda a Tocha Olímpica com programação cultural
Rio 2016
Brasília será a primeira cidade da América do Sul a receber a tocha olímpica no próximo dia 3 de maio. E será recebida com festa. Nesta quinta-feira (28), o governo do Distrito Federal detalhou como será a passagem da tocha pela cidade e anunciou a lista de condutores de um dos maiores símbolos da Olimpíada.
Para comemorar o início do revezamento da tocha que percorrerá mais de 330 municípios brasileiros, está previsto um grande evento na Esplanada dos Ministérios. O palco montado na altura do Museu da República receberá, a partir das 16 horas, artistas e grupos locais, como Ellen Oléria, Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Zé do Pife e as Juvelinas, Seu Estrelo e Fuá do Terreiro. A festa será encerrada com apresentações dos cantores Diogo Nogueira e Daniela Mercury.
“O apoio do Ministério do Turismo a essa grande celebração mostra que a Olimpíada não é apenas do Rio, mas sim de todo o povo brasileiro que vai mostrar o que tem de melhor. O revezamento do fogo olímpico será um momento decisivo para mostrarmos ao mundo a variedade e beleza de nossos destinos turísticos”, ressaltou o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto.
O diretor lembrou ainda que, em conjunto com outros órgãos federais, representantes da Pasta percorreram todas as regiões do País para realização de reuniões preparatórias nas localidades que serão visitadas pelo fogo olímpico.
Durante a entrevista, o governador Rodrigo Rollemberg agradeceu o apoio dos ministérios do Turismo e da Cultura e comemorou a chance de a capital evidenciar características que a tornam única. “Nos sentimos honrados com a chegada da tocha ao País por Brasília. É uma oportunidade de mostrarmos seus monumentos e todo o seu potencial turístico”, afirmou.
Condutores
A lista de condutores da tocha na capital inclui ícones brasilienses do esporte nacional, a exemplo de Joaquim Cruz, ouro em atletismo na Olimpíada de Los Angeles (1984), e de Paula Pequeno, bicampeã olímpica de vôlei (Pequim-2008 e Londres-2012), entre outros destaques nacionais e locais de várias modalidades.
O tricampeão de vela Felipe Rondina considera a passagem da chama um marco na história da capital. “A vela é um dos esportes que mais ganhou medalhas olímpicas para o País, e a tocha vai passar pelo Lago Paranoá, mostrando a Ponte JK, o Pontão e outros atrativos”, ressaltou.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















