Esporte
Comando-Geral de Defesa testa controle para maratona olímpica
Rio 2016
O Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana aprovou os testes de comando e controle, as comunicações e os sistemas que foram utilizados durante o segundo evento-teste preparatório para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que envolveu a área de responsabilidade da Marinha do Brasil.
“Os testes foram aprovados. Conseguimos uma maior integração com o Comitê Organizador. Cerca de 90% da maratona olímpica passou por nossa área de responsabilidade. E atuamos com nossos grupos-tarefa nessas áreas, executando os testes de comando e controle”, disse o Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º Distrito Naval e do CDS Copacabana.
No mar e em terra foram verificadas a prontificação dos militares e dos meios envolvidos no evento. Para exercer o controle do tráfego aquaviário nas áreas de interesse do evento-teste, o Grupamento Marítimo utilizou um navio patrulha oceânico, dois avisos-patrulha, além de embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).
“Começamos o planejamento do CDS Copacabana ano passado e agora estamos aplicando. Fizemos, no domingo, o gerenciamento das informações para conseguirmos a consciência situacional. Observamos na prática as ações de comando e controle e possíveis ajustes para os Jogos Olímpicos”, explicou o Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Ailton Matos de Freitas Júnior.
O Comando-Geral de Defesa de Área e o CDS são estruturas militares criadas pelo Ministério da Defesa para dar suporte aos Jogos Rio 2016.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Marinha do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















