Esporte
Curso antiterrorismo capacita agentes de segurança do Rio
Jogos Olímpicos
Aprimorar as técnicas de identificação de comportamentos suspeitos de forma a prevenir ações terroristas. Esse foi o principal objetivo do curso de Técnicas de Observação de Comportamento que capacitou cerca de 20 profissionais de segurança pública que atuarão diretamente na operação de segurança dos Jogos Rio 2016.
O curso, encerrado nesta sexta-feira (27), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro, faz parte do Programa de Cooperação Internacional desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge/MJ) e foi ministrado pelo Escritório de Assistência Antiterrorismo (ATA) da Secretaria de Segurança Diplomática dos Estados Unidos.
“Essa iniciativa faz parte de um projeto da Sesge de criar um conteúdo nacional para o tema, com sua difusão em cursos presenciais e a distância, abrangendo o público de segurança pública e outros atores importantes, como os voluntários olímpicos, de modo que seja ampliada a capilaridade dessa atividade”, afirmou Felipe Seixas, diretor de Projetos Especiais da Sesge.
Iniciado na última segunda-feira (23), o curso contou com a participação de representantes das Polícias Federal, Civil e Militar, Bombeiros, técnicos em emergências médicas, além de agentes de unidades policiais especializadas em antiterrorismo. O curso foi ministrado por um Oficial de Segurança Regional (RSO) da embaixada americana, utilizando, a partir de estudos de caso, técnicas de observação de comportamentos ao combate ao terrorismo.
O treinamento já foi ministrado a profissionais de mais de 60 países e chega ao Brasil com a proposta dos agentes brasileiros serem disseminadores da informação. Na próxima etapa do programa, um conteúdo sobre o tema será compartilhado com a comunidade com foco na rede hoteleira e concessionárias de serviços públicos.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















