Perguntas Frequentes

publicado 22/05/2018 17h17, última modificação 14/06/2018 11h10
Tire suas dúvidas sobre a Identidade de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal

O que é Identidade Digital de Governo?

Uma das funções da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) é orientar a comunicação governamental de todos os órgãos do Poder Executivo federal na internet. Em 2013, a Secom implementou a Identidade Digital Padrão do Governo Federal, padronizando a navegação de forma inédita e facilitando o acesso a informações para os brasileiros. 

Em maio de 2018, a Secom publicou as novas versões dos portais Governo do Brasil e Planalto, além do site do programa Brasil Eficiente. A iniciativa – junto com o lançamento do portal de Serviços pelo ministério do Planejamento em abril do mesmo ano – marcou o lançamento da atualização da Identidade Digital. O projeto moderniza a comunicação do governo em acordo com os hábitos dos brasileiros na internet e para seguir as boas práticas internacionais contemporâneas de comunicação pública.

Com o objetivo de facilitar a comunicação governamental entre o Estado e os cidadãos e oferecer um serviço de maneira transparente e eficiente, o projeto visa alinhar em uma só identidade todos os sites dos órgãos públicos federais, suas respectivas redes sociais e o portal Governo do Brasil. Assim, esses espaços virtuais serão capacitados para atender todos os brasileiros, para que os usuários naveguem e encontrem com mais facilidade as informações sobre políticas públicas, ações, programas e serviços ofertados pelo governo federal.

Por que o portal Governo do Brasil está diferente?

Além do novo visual – incluindo chamadas com letras maiores e mais imagens –, a proposta atual do Governo do Brasil reúne serviços, notícias, programas e serviços em um só ambiente, consolidando-se como principal porta de entrada para que a população tenha fácil acesso às informações e serviços do Executivo federal. O portal mantém sua vocação, com foco na comunicação pública para diversos públicos e considera, ainda: a acessibilidade, para que pessoas com deficiência possam interagir com seus conteúdos; a agilidade de navegação, fazendo com que o usuário encontre o que procura e as evoluções tecnológicas e a responsabilidade, de forma que as informações se adaptem automaticamente a qualquer tamanho de tela de smartphones e tablets.

As notícias são atualizadas várias vezes ao dia e distribuídas nas doze editorias, bem como nos módulos para a apresentação de conteúdos multimídia como vídeos e infográficos.

Quais são essas editorias? Como elas funcionam?

As áreas temáticas do portal Governo do Brasil funcionam como editorias. Nelas, os conteúdos são apresentados por meio de textos, contextualizados e complementados com o auxílio de elementos multimídia como vídeos, imagens, infográficos ou áudios. Os conteúdos das editorias constituem informações de interesse público.

A definição das editorias levou em consideração as diversas áreas de atuação do governo, pesquisas sobre hábitos dos brasileiros na internet e a transversalidade interministerial, contemplando os principais eixos temáticos das ações do governo. São eles:

  • Cidadania e Inclusão
  • Economia & Finanças
  • Segurança & Justiça
  • Educação & Ciência
  • Esporte
  • Saúde
  • Emprego & Previdência
  • Infraestrutura
  • Meio Ambiente
  • Cultura
  • Turismo
  • Entenda

Os menus de cada uma das 12 editorias são flexíveis, de acordo com base nos assuntos mais importantes (temas mais relevantes) do governo federal. As páginas temáticas funcionam como agregadores desses principais temas.

O que é tagueamento?

É a utilização de palavras-chave (ou tags) para classificar e categorizar os conteúdos. Essa ação permite que os conteúdos sejam visualizados mais rapidamente e em destaque nos buscadores, ou seja, é a partir dessas tags que as ferramentas e/ou portais de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros) localizam o que o usuário deseja encontrar.

Existem ferramentas de acessibilidade no Portal Brasil?

O novo portal Governo do Brasil foi desenvolvido utilizando o CMS Plone 4.3.15, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) de código aberto desenvolvido na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope, utiliza o framework Content Management Framework (CMF).

Um dos diferenciais da ferramenta é sua capacidade de interação com tecnologias gráficas, como o Adobe Air, e linguagens de programação, como Action Script, PHP, XML e outras, também utilizadas em hotsites e aplicativos desenvolvidos no portal. Essa característica é fundamental no atendimento a outra premissa do projeto: acessibilidade, não apenas do ponto de vista do usuário, mas também de tecnologia.

Sob a ótica do usuário, o portal Governo do Brasil garante acessibilidade às informações conforme o previsto no Decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sites eletrônicos de administração pública, garantindo a pessoas com necessidades especiais o pleno acesso aos conteúdos disponíveis. Para isso, foi utilizado o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), que consiste em um conjunto de recomendações para que o processo de acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. O portal conta com diferenciais como:

  • Vídeos legendados em português para as pessoas com deficiência auditiva.
  • Identificação de links e outros elementos com texto informativo para navegação de quem utiliza leitor de tela. As imagens também possuem legendas descritivas para deficientes visuais.
  • Possibilidade de mudar o contraste do fundo da tela e aumentar o tamanho da fonte.
  • Ferramenta VLibras, software em código aberto que faz a tradução de conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
  • Opção de Ouvir o texto permite que pessoas com deficiência visual possam escutar o texto disponibilizado na página.

 

O portal Governo do Brasil também adotou o conceito de web responsiva em seu desenvolvimento. Isso significa que sua página se adapta automaticamente e pode ser visualizada tanto em um computador quanto em smartphones, tablets ou outros dispositivos. A partir de uma URL (nome da página, iniciada por http://www) única, o portal Governo do Brasil se ajusta à resolução de tela e ao ambiente do usuário, se adaptando à largura dos browsers, ao modelo de aparelho, ao sistema operacional e ao hardware disponível.

Dessa forma, por meio de um mesmo arquivo básico de HTML e CSS3, o conteúdo e o layout podem ser utilizados em diferentes plataformas, tamanhos e orientações de tela.

De que trata a seção Navegue por Estados?

Apresenta informações específicas e ações do governo federal em cada um dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Cada página reúne notícias, conteúdos, fotos e vídeos, além de conteúdos sobre programas que o governo tem realizado em cada região do País.

Encontrei um erro numa informação, como posso avisá-los?

Em todas as páginas você encontrará o formulário Relatar erros. Basta preenchê-lo e clicar em enviar. Suas informações serão analisadas pelos nossos consultores, que providenciarão os acertos, caso necessário. 

Qual é a resolução de tela recomendada para o portal Governo do Brasil?

A resolução padrão é 1.024 pixels de largura, para mostrar todo o conteúdo das páginas do portal sem barra de rolagem horizontal. Para usuários com a resolução menor do que 1024 pixels de largura, as informações que ficarem fora da tela podem ser acessadas a partir da barra de rolagem horizontal.

O portal Governo do Brasil foi desenhado para quais navegadores?

Você pode navegar pelo Portal usando o Internet Explorer, a partir da sexta versão, Mozilla Firefox, a partir da versão, Mozilla Firefox, a partir da versão 1.5 e o Google Chrome.