Governo
Acordo vai permitir cadastro de agricultores familiares
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram acordo de cooperação técnica com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil). A cooperação vai ampliar o processo de cadastramento dos segurados especiais - agricultores familiares, assalariados rurais, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas e indígenas – para inclusão de dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS-Rural).
Para o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o convênio com a Fetraf, assinada na segunda-feira (29), significa mais um passo na estruturação completa do CNIS-Rural que já conta com mais de cinco milhões de registros. “Esta parceria aumentará a capacidade da Previdência Social de garantir o reconhecimento automático de direitos para os rurais de todo o Brasil”, disse.
O presidente do INSS, Valdir Simão, afirmou que o Instituto oferecerá o treinamento necessário para que os líderes sindicais façam o cadastro dos trabalhadores. A capacitação começará em abril, seguindo cronograma elaborado pela Fetraf.
A coordenadora-geral da Fetraf, Elisangela Araújo, destacou que o termo de cooperação representa um passo essencial no processo de inclusão social dos rurais, além de significar um estímulo para que os trabalhadores conheçam e lutem por seus direitos.
O cadastramento será feito por 18 federações estaduais vinculadas à Fetraf, que coordenarão o trabalho de cerca de 500 sindicatos filiados.
Saiba mais sobre categorias de trabalhadores no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















