Governo
Comitê interministerial vai elaborar políticas para população em situação de rua
Nesta quarta-feira (10), será instalado, em Brasília, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, que terá como objetivo elaborar e coordenar políticas públicas para este segmento da população.
Composto por representantes de nove ministérios e nove integrantes da sociedade civil, o comitê será coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). Uma das suas pautas principais é o respeito à dignidade da pessoa humana. Além disso, tem também como função implementar ações de segurança alimentar, habitação, saúde e educação, entre outras.
Os ministros Paulo Vannuchi, SEDH/PR; Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal do Presidente da República, participam da solenidade.
Pesquisas
O comitê também vai trabalhar com a realização de pesquisas, com apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Anderson Lopes Miranda, que viveu em situação de rua durante 15 anos, comemorou a realização de pesquisas. Atual coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Anderson acredita que a iniciativa vai “beneficiar uma população que não tinha visibilidade. A pesquisa sempre foi uma reivindicação da população em situação de rua, porque sem censo não é possível fazer políticas públicas”.
O comitê será composto pelos seguintes ministérios: SEDH/PR, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça, Saúde, Educação, Cidades, Trabalho e Emprego, Esportes e Cultura.
Fonte:
Secretaria Especial dos Direitos Humanos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















