Governo
Israel Pinheiro
Mineiro de Caeté, Israel Pinheiro nasceu em 4 de janeiro de 1896 e formou-se em Engenharia. Assim como seu pai, segue a carreira política e, entre outros cargos públicos, foi senador por Minas Gerais em 1905 e governador do Estado em 1908. Desde cedo se destacava por seu caráter empreendedor e competência administrativa, fator preponderante que o levou a ser convidado por Juscelino Kubitschek a ajudá-lo a realizar o projeto de construir Brasília.
Em 1956 renunciou ao mandato de deputado Constituinte para assumir a presidência da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao lado de Ernesto Silva e Bernardo Sayão, que foram nomeados diretores. Foi o primeiro prefeito de Brasília, após a inauguração da Capital, em 1960.
“Partindo do nada, da estaca zero, deveremos criar um verdadeiro estado, de modo a estabelecer as múltiplas condições que permitam a urgente mudança da Capital e satisfaçam as suas necessidades de vida e desenvolvimento. Abre-se diante de nós uma obra desafiadora e sedutora de pioneirismo e que dos seus executores exigirá, além da capacidade técnica, a prática administrativa, a consciência de sua importância, o entusiasmo sem desfalecimento pela iniciativa e a fé inabalável no poder criador do povo brasileiro”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















