Governo
Brasil e EUA debatem segurança e igualdade racial
Mais de 150 profissionais de segurança pública e representantes da sociedade civil do Brasil e dos Estados Unidos participam, a partir desta quarta-feira (12), do Seminário de Segurança Pública e Promoção da Igualdade Racial, que acontece em Brasília.
Essa é mais uma iniciativa prevista no Plano de Ação Conjunto para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade, firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, em 2008, através dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
De acordo com o tratado, os governos brasileiro e norte-americano devem colaborar para promover a cooperação, o entendimento e a troca de informações (inclusive de melhores práticas) para eliminação da discriminação étnico-racial e a promoção de oportunidade igualitárias para todos.
Até sexta-feira (14), os participantes do seminário vão debater o Plano de Ação, a formação de agentes de segurança pública para a promoção da igualdade racial, a experiência dos Estados Unidos e a proposta de formação de agentes de segurança pública para a região Sul.
Estarão no evento policiais civis e militares, bombeiros, membros da sociedade civil e de governo que atuam nas áreas de segurança, Direitos Humanos e Igualdade Racial, além das academias de polícia dos estados e dos coordenadores de cursos de pós-graduação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). Essa rede forma gratuitamente, por ano, mais de 5.500 profissionais de segurança pública.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















