Governo
Polícia da Bahia ganha helicóptero do Ministério da Justiça
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, doará nesta quarta-feira (5) um helicóptero ao governo da Bahia. A aeronave, modelo esquilo AS-350B2, está avaliada em US$ 3,6 milhões, e ficará sob a responsabilidade do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O helicóptero será utilizado pela polícia para chegar a lugares de difícil acesso, no atendimento às demandas de segurança da população.
A doação é uma das propostas da Política Nacional de Aviação em Segurança Pública que está sendo construída com representantes dos estados integrantes do Fórum Nacional de Aviação em Segurança Pública, criado em 2008. A cerimônia, que acontece em Salvador, contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e do governador do estado, Jaques Wagner.
O esquilo AS 350 B2 é um helicóptero monoturbina leve que transporta um piloto e até seis passageiros. Apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas. Trata-se de uma aeronave muito versátil, indicada particularmente para transporte de carga externa, com capacidade para até 1.160 kg de carga no gancho. Esse helicóptero adapta-se igualmente bem para missões de polícia e transporte de passageiros.
Até a Copa de 2014, a Senasp espera entregar aeronaves para todos os estados e treinar profissionais que possam estruturar a aviação aeropolicial em seus locais de origem. Nos últimos dois anos, a Senasp investiu mais de R$ 145 milhões apenas na aquisição de aeronaves.
Fórum de aviação em Salvador
A partir de quinta-feira (6), Salvador sediará a terceira edição do Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública, organizado pela Comissão de Aviação da Senasp e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O encontro pretende consolidar o Sistema Integrado de Aviação de Segurança Pública, além de possibilitar a estruturação da política de aviação desta área.
Até sábado (8), mais de 200 profissionais da aviação estarão no evento. Participam do encontro pilotos, operadores e mecânicos de voo das unidades de operações aéreas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, polícias Militar e Civil e Corpos de Bombeiros Militares, além de representantes das Forças Armadas e de autoridades aeronáuticas, como Anac, Cenipa, Decea, ITA e Infraero.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















