Governo
Anvisa interdita mais de 500 mil litros de agrotóxicos irregulares em empresa de SP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou mais de 500 mil litros de agrotóxicos irregulares nas fábricas da empresa norte-americana Dow AgroSciences Ltda, localizadas em Franco da Rocha e Jacareí (SP). A ação ocorreu entre os dias 7 e 10 de junho com apoio da 1ª e 2ª Delegacia de Saúde Pública do Estado de São Paulo.
O caso mais problemático foi do herbicida Tordon, utilizado no cultivo do arroz e em pastagens. Além de não possuir controle de impurezas, o rótulo do produto induzia os agricultores ao erro quanto ao nível de toxicidade do mesmo. As embalagens de 50 litros também estavam vazando, colocando em risco os transportadores e os agricultores que manuseiam o produto.
A agência ainda interditou cerca 15 mil quilos do agrotóxico Mancozeb 80%NT, que não tinha nenhuma identificação de lote ou de fabricação disponível na unidade de Jacareí. Também foram interditados produtos como: 2,4-D técnico, Aminopiralid Técnico e Versene. Nestes casos, os agrotóxicos tinham as datas de fabricação e validade adulteradas. Em algumas situações, por exemplo, a data de fabricação que constava nos produtos era a de novembro de 2010.
Durante a fiscalização, também foi verificado que a Dow, quinta maior indústria de agrotóxicos do mundo, não possuía controle de impureza do produto 2,4-D, importado da Índia para a fábrica da empresa no Brasil.
Penalidades
As interdições são válidas por 90 dias, prazo em que os agrotóxicos não poderão ser comercializados. No total, a empresa recebeu cinco autos de infração e notificações para sanar outras irregularidades junto à Anvisa.
As infrações podem ser penalizadas com multas de até R$1,5 milhão e cancelamento dos informes de avaliação toxicológica dos agrotóxicos em que foram identificadas tais irregularidades. Casos existam outras infrações além das administrativas, a Anvisa encaminhará representação à Polícia e ao Ministério Público Federal para possível investigação criminal.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















