Governo
Empresas brasileiras planejam atuação na reconstrução chilena
A participação de empresas brasileiras de infraestrutura na reconstrução do Chile será tema de reunião a ser realizada em Brasília, no início de julho, com representantes do governo chileno. Está prevista a participação de aproximadamente 30 empresas de construção civil e de associações do setor, além de representantes do governo brasileiro ligados às áreas de financiamento e investimento.
O assunto foi um dos itens da pauta da 6ª Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Chile, realizada na terça-feira (22) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em Brasília. "É importante que as empresas interessadas nesses projetos tenham pleno conhecimento das oportunidades de participação nos processos de licitação no Chile", explicou o diretor de Departamento de Comércio e Serviços do Mdic, Maurício Do Val.
Em reunião com a ProChile, agência de promoção de exportações do país, os brasileiros ainda definiram a criação de um grupo de trabalho para discutir a autorização de trabalho para engenheiros brasileiros e chilenos atuarem fora de seus países. O grupo terá a participação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
Foi discutido também a realização de um encontro sobre serviços a ser realizado em setembro, na capital paulista. Em contrapartida, o mesmo encontro seria realizado no Chile, em 2011.
Outros assuntos foram ainda a facilitação de comércio, dumping, rótulos de produtos de pesca chilenos vendidos para o Brasil e o acesso de frutas chilenas ao porto de Santos.
A próxima reunião bilateral de comércio de Brasil-Chile será realizada dias 9 e 10 de agosto, em Santiago, durante a missão empresarial ao Chile.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















