Governo
Encontros do Mercosul Social começa nesta quarta-feira (9) em Buenos Aires
Será realizada nesta quarta-feira (9), em Buenos Aires, Argentina, a primeira reunião da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul. O encontro irá discutir as diretrizes do plano estratégico de ação social na região aprovada durante encontro realizado na Costa do Sauípe (BA), em 2008.
Este encontro, semestral, será conduzido pela Argentina com a participação de países membros e associados do Mercosul. O evento debate temas relacionados ao desenvolvimento social em geral, e a partir deles surgiu a ideia de se criar uma comissão mais específica, a qual deve discutir áreas como educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos em quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esta instância dentro do Mercosul é responsável pela articulação política dos países para definir diretrizes comuns na área social.
O Instituto Social do Mercosul é uma instância técnica que realizará estudos comparativos em políticas sociais e intercâmbio de experiências e boas práticas. Em 15 de dezembro de 2008, durante a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum de Estados-Partes e Associados do Mercosul, na Costa do Sauípe, na Bahia, foram aprovados os eixos do plano estratégico de ação social do Mercosul.
O primeiro eixo prevê erradicação da fome, combate à pobreza e às desigualdades sociais e fortalecimento da assistência humanitária. Os demais eixos são: direitos humanos, participação social, circulação de pessoas e diversidade (eixo II), saúde (eixo III), educação e cultura (eixo IV) e integração produtiva, agricultura familiar, economia solidária e cooperativas (eixo V). Na reunião, também foi aprovada a estrutura e orçamento do Instituto Social do Mercosul, com sede na capital paraguaia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















