Governo
Advogado da União lança obra sobre políticas de inovação tecnológica
Com foco nas políticas públicas de inovação tecnológica, o advogado da União Rafael Ramalho Dubeux lança nesta terça-feira (13) o livro "Inovação no Brasil e na Coréia do Sul - Os Efeitos do Novo Regime Internacional de Patentes sobre as Estratégias de Desenvolvimento Econômico". A obra faz análise dos avanços do país asiático na área e traça paralelo com a situação brasileira.
O autor aborda os tratados internacionais relacionados à matéria de patentes, e examina a evolução da legislação dos dois países na questão. O livro apresenta ainda a legislação brasileira referente à inovação tecnológica, especialmente a denominada Lei de Inovação nº 10.973/04 e a Lei do Bem nº 11.196/05.
De acordo com Rafael Dubeux, a legislação sobre propriedade intelectual é de grande importância para as consultorias jurídicas e para as procuradorias federais especializadas, assim como para Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo ele, é crescente a interação entre instituições públicas de pesquisa e empresas privadas, mediante pesquisas compartilhadas, licenciamento de patentes e intercâmbio de pesquisadores.
"As preocupações com o baixo índice de inovação no Brasil ressaltam a importância de reexaminar a interpretação adotada para nossa legislação sobre a matéria", comenta Rafael Dubeux, afirmando que o aumento da interação entre instituições públicas de pesquisa e empresas privadas é uma das alternativas para incrementar a intensidade da inovação tecnológica no país.
O lançamento da obra será realizado nesta terça-feira (13), às 20h, no restaurante Carpe Diem do Píer 21, em Brasília.
Fonte:
AGU
Saiba mais sobre Advocacia Geral da União no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















