Governo
Brasil terá cadastro nacional de apreensão de drogas
Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Justiça lança o Cadastro Nacional de Apreensão de Drogas e Bens Relacionados (Sinad). O cadastro é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Departamento de Polícia Federal (DPF), ambos do Ministério da Justiça, com apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
O cadastro vai reunir pela primeira vez informações de drogas apreendidas nas operações das polícias federais e estaduais, além de bens envolvidos no tráfico de drogas, como veículos, armas, imóveis, embarcações e aeronaves. Atualmente, só existem dados nacionais de apreensões feitas pela Polícia Federal, que não refletem a real situação do País diante de organismos e estudos internacionais.
As informações do Sinad também serão utilizadas como critério da distribuição de investimentos para segurança pública e operações antidrogas. O objetivo é usar o cadastro para fortalecer ações dos estados que alimentam o sistema e tem foco no combate ao tráfico, compensando-os com mais recursos.
O sistema estará disponível na Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg) para as polícias judiciárias da União, estados e Distrito Federal, assim como seções de planejamento das Secretarias de Segurança Pública e da Presidência da República e órgãos do Ministério da Justiça.
Para incluir dados, os estados não precisarão de novos sistemas ou treinamento. As ferramentas tecnológicas permitem aproveitar as informações conforme estão registradas nos sistemas estaduais e incluí-las diretamente através do Infoseg.
O projeto-piloto do sistema foi desenvolvido pela Polícia Federal e a Senasp por meio da Rede Infoseg, com a participação da Senad e secretarias de Segurança Pública do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















