Governo
Ministério coleta dados para sistema nacional de saneamento até 20 de agosto
A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades vai coletar até 20 de agosto dados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos relativos ao ano de 2009. As informações vão fazer parte do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente.
A partir de 2010, o cadastro das informações será requisito indispensável para acesso a recursos do ministério. Até o ano passado, a coleta para o SNIS ocorria por amostragem, e os dados eram fornecidos de forma voluntária.
As informações devem ser enviadas via internet para dois aplicativos informatizados: uma para abastecimento de água e esgotamento sanitário, e outro para resíduos sólidos urbanos. Os aplicativos estão disponíveis para download no site.
Dúvidas podem ser solucionadas através dos emails snis.ae@cidades.gov.br (água e esgoto) e snis.rs@cidades.gov.br (resíduos sólidos) ou pelos telefones (61) 2108-1402 e 2108-1405.
SNIS
Criado em 1996, o SNIS contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro e qualidade sobre a prestação de serviços de água, esgotos e manejo de resíduos sólidos, estes atualizados apenas desde 2002.
As informações coletadas são publicadas no Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. A base de dados completa, com 14 anos de informações, está disponível para acesso através do Aplicativo da Série Histórica de Dados do SNIS. Atualmente, o sistema é considerado como o maior banco de dados do setor.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















