Governo
Congressos em SC vão avaliar uso de compostagem e biofertilizantes na suinocultura
O aproveitamento de dejetos suínos e dos resíduos da suinocultura em indústrias de fertilizantes será o tema principal do pré-congresso que acontece na próxima terça-feira (10), em Chapecó (SC). O evento abre as atividades de outros dois eventos que vão acontecer paralelamente: o III Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (III SBSS) e o II Brasil Sul Pig Fair (II BSPF). A entrada no pré-simpósio será aberta ao público e a inscrição é gratuita.
A programação do evento trata de dois temas principais, que são a atividade da compostagem dos dejetos e a produção de biofertilizantes a partir dos resíduos da produção de suínos.
O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira, vai apresentar a palestra “Compostagem de dejetos suínos: perspectivas e oportunidades” e defender a utilização da compostagem como alternativa para áreas que já concentram grande número de suínos. “Essa é uma questão atual e que interessa bastante às agroindústrias e produtores”, disse Oliveira.
Juliano Corulli Corrêa, também pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, vai abordar o tema “Dejetos suínos no mercado: perspectivas para a produção de biofertilizantes no oeste catarinense”.
Segundo o pesquisador, a ideia é explicar como o dejeto pode se transformar numa oportunidade de negócio. “É viável, desde que o dejeto saia da propriedade com determinadas características”, antecipou.
A programação do pré-congresso do III Simpósio Brasil Sul de Suinocultura também fará referência aos 35 anos da Embrapa Suínos e Aves, completados neste ano. O evento é organizado pela unidade da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e pelo Núcleo Oeste de Médico Veterinários de Chapecó.
Expectativa de público recorde
A programação do III Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (III) e a II Brasil Pig Fair (II BSPF) se estendem entre os dias 10 e 12 de agosto.
Para este ano, a expectativa é de recorde de público, que deve chegar a 1.500 participantes, entre médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores, produtores, consultores, profissionais da agroindústria, além das mais importantes empresas do setor.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















