Governo
Qualidade do desenvolvimento recuou em junho, diz Ipea
No mês de junho, o Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou 273,8 pontos. O resultado é menor do que o fechado em maio, de 289,67 pontos, mas ainda assim permanece na zona instável que vai dos 200 aos 300 pontos.
O número de junho apresentou queda nos três subíndices que resultam no IQD: Índice de Qualidade do Crescimento, Índice de Qualidade do Bem-Estar e Índice de Qualidade da Inserção Externa.
Apesar do resultado de junho, os números dos últimos meses do IQD e do Sensor Econômico do Ipea permitem esperar que o IQD alcance em breve a área classificada como boa, fora da zona instável. A queda também revela, no entanto, a dificuldade da qualidade do desenvolvimento brasileiro de manter trajetória permanentemente ascendente.
O IQD é uma pesquisa mensal realizada pelo Ipea para captar se o desenvolvimento vivido pelo País contempla requisitos de crescimento econômico com distribuição dos frutos do progresso. O estudo também aponta se o movimento tem condições de se sustentar com o tempo.
A íntegra do resultado do IQD de junho está disponível para consulta no site da Agência Ipea.
Fonte:
Agência Ipea
Saiba mais sobre o Ipea no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















