Governo
Comunidade quilombola inaugura banco de sementes em Pernambuco
A comunidade quilombola Jatobá II, localizada no município de Cabrobó (PE), inaugurou um banco de sementes que atenderá cerca de cem famílias de agricultores quilombolas da região. A construção é uma demanda de cinco comunidades localizadas no sertão pernambucano.
A inauguração foi realizada neste domingo (5) durante a 2ª Feira de Tecnologias e Saberes Crioulos. A programação incluiu debates sobre mulheres na luta quilombola, soberania alimentar, produção agroecológica, além de oficinas, mostra cultural e a apresentação de vídeo produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com registros da primeira etapa dos trabalhos.
A Embrapa destinou recursos para a instalação de cinco bancos de sementes, um em cada comunidade participante da primeira etapa: Conceição das Crioulas, Feijão, Jatobá, Contendas, e Santana de Salgueiro, em Pernambuco.
O agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Rodrigo Cesar Flores Ferreira, explica que o desenvolvimento dos ensaios e avaliação agronômica das variedades cultivadas pelos quilombolas, como milho, feijão e hortaliças são conduzidos pelas próprias comunidades em conjunto com pesquisadores e técnicos da Embrapa e parceiros.
"Outros benefícios da ação em desenvolvimento são a preservação do acervo genético regional das sementes de espécies e variedades usadas nos quilombos, a capacidade dos grupos em identificar e reconhecer materiais genéticos de qualidade superior e adaptados à região, e aquisição direta de conhecimentos para manter sem misturas os respectivos materiais de semeadura", enumera Flores.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















