Governo
Consea divulga carta aberta sobre segurança alimentar
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) divulgou nesta segunda-feira (20), em Brasília (DF), a "Carta Aberta aos Candidatos e à Sociedade Brasileira". No documento, o órgão convoca candidatos a aderirem à causa da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação.
De acordo com o Consea, os temas devem ser incluídos nos programas de governo (no caso dos candidatos a governador e presidente) e nas ações e projetos no Congresso Nacional e Assembléias Legislativas (para os candidatos a deputado e senador).
O conselho defende "profundas alterações nos modos de produzir e comercializar alimentos" e cita como "imperiosos" o controle dos agrotóxicos e transgênicos, a moratória da chamada tecnologia terminator e a regulamentação da publicidade de alimentos, entre outros.
De acordo com o órgão, "apesar dos avanços alcançados na última década, ainda resta ao País superar a situação de insegurança alimentar que assola uma parcela da nossa população, sobretudo os grupos sociais vivendo em pobreza extrema".
Segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Amostragem (PNAD), divulgada pelo IBGE no início do mês de setembro, o sobrepeso atinge 49% da população adulta brasileira. O Consea apoia a regulamentação da publicidade de alimentos e a adoção de "fortes ações educativas para a prevenção e o enfrentamento dos males de saúde provocados pela má-alimentação".
O documento está disponível para acesso no site do Consea.
Fonte:
Consea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















