Governo
Pescadores de todo o País já recebem formação à distância
Cerca de dois mil pescadores de todo o Brasil estão acompanhando cursos técnicos em Pesca e Aqüicultura à distância. A aula inaugural foi transmitida nesta terça-feira (14), pelo Núcleo de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná, em Curitiba, para 50 Telecentros em comunidades pesqueiras de 26 estados.
A formação faz parte de um processo estruturante para o setor da pesca no País que resultou em um aumento de orçamento de R$ 11 milhões para R$ 803 milhões, esse ano.
O processo de estruturação do setor (como os cursos, criação de linhas de financiamento e própria criação de um ministério específico para esta área) resultou também em um crescimento de produção do pescado de 15,7% nos últimos 2 anos. “É um crescimento significativo. Um percentual superior ao crescimento da produção de carne bovina, de suínos e de frango”, afirmou o ministro da Pesca e Aqüicultura (MPA), Altemir Gregolin.
Os cursos terão duração de 2 anos. O MPA acredita que, após os cursos, os técnicos em pesca terão condições de contribuir no planejamento e na execução de todas as atividades relacionadas à pesca extrativa. E os técnicos em aqüicultura poderão atuar nos processos de cultivo de peixe, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas.
Para o ministro da pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, “os cursos vão permitir que o pescador conclua o segundo grau e ao mesmo tempo saia com uma formação técnica “Nessa primeira etapa estamos trabalhando com 50 comunidades pesqueiras. Mas nós temos também cursos técnicos presenciais em institutos federais de educação”.
“Existem hoje 72 cursos sendo oferecidos em todos os estados, de nível médio e de curta duração, além dos cursos de alfabetização. Nós já alfabetizamos 130 mil pescadores”, salientou o ministro.
Pescadores e Aquicultores interessados no aprimoramento profissional devem procurar a Superintendência Estaduais de Pesca ou os Institutos Federais de Educação para conhecer os cursos disponíveis e como se habilitar e se inscrever, disse Gregolin.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















