Governo
Planejamento debate modernização do sistema de organização institucional da administração pública
Começou nesta terça-feira (14) o Seminário Fortalecimento do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg). O evento está sendo realizado no Naoum Plazza Hotel, em Brasília. O objetivo é apresentar propostas e projetos preparados pelos departamentos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, para modernizar as atividades Siorg.
A proposta é modelar o Siorg como sistema administrativo, ferramenta de informações e rede colaborativa, com a finalidade de estreitar o relacionamento do órgão central do sistema (Planejamento/Seges) com os órgãos setoriais (ministérios) e os órgãos seccionais (autarquias e fundações).
O seminário terá, ao longo do dia, a participação de especialistas internacionais, como Julio-Gómez Pomar (Espanha) e Carmen Sycz (Argentina), que falam sobre experiências em seus países, na área de inovação e modernização administrativa.
Na abertura do encontro, o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, destacou a importância do novo Siorg, afirmando que "o novo escopo significa construção de espaços de articulação, de intercâmbio e de consensos entre dirigentes e técnicos com atuação em temas de gestão" e que esse processo de aperfeiçoamento da coordenação governamental faz parte do atual momento histórico.
Para ele, o Brasil vive um momento estratégico, propício à construção do "Estado inteligente, necessário para acompanhar as mudanças que estão em curso e que revelam um novo país, em pleno ciclo de crescimento e com uma sociedade cada vez mais complexa e exigente".
Diante desses desafios, lembrou o técnico, caberá cada vez mais á administração pública federal o papel de formulação, supervisão e coordenação de políticas, considerando a estrutura federativa do país, em que a tarefa da efetiva implementação das políticas públicas é dos demais entes.
Entre os temas da nova agenda de trabalho do Siorg, o secretário citou a necessidade de desenvolver uma interlocução mais ativa sobre temas de gestão entre as unidades que compõem o sistema e também a necessidade de qualificar o processamento das demandas por estruturas e cargos, com maior nível técnico e a inclusão de componentes de planejamento da força de trabalho, associado a alinhamento estratégico e desempenho institucional.
Da mesa de abertura do seminário, também participaram a diretora espanhola da AECID, Rosário Abad, e os diretores de departamentos da Seges, Nildo Luzio, Ciro Christo Fernandes, Bruno Palvarini e Luis Antônio Tauffer Padilha.
Fonte:
Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















