Governo
Defensores de Direitos Humanos serão protegidos por polícia especializada
Defensores dos direitos humanos em risco de ameaças e atentados terão um grupo especial de policiais responsáveis por sua proteção. A Secretaria de Direitos Humanos (SDH), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), começou quarta-feira (13) a formação de 60 militares para a função.
Defensores de Direitos Humanos serão protegidos
O grupo vai ser anexado à Força de Segurança Nacional (FSN) e segundo o coordenador geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH),Ivan Marques, o Brasil é o primeiro país no mundo a contar com um contingente para esse tipo de operação.
"Os policiais integrarão o Núcleo de Proteção à Pessoa em Risco da FSN e vão ser treinados para executar missões em todo o País como escoltas, análises de risco, proteção corporal, primeiros socorros entre outras atividades", afirmou Marques.
De acordo com o coordenador do programa, a grade da especialização vai contar ainda com matérias como Direitos Humanos no Brasil, legislação relativa ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
Marques disse ainda que os PMs serão capacitados para agir em diferentes situações, como proteger pessoas ligadas à questão indígena, por exemplo.
Os policiais militares foram divididos em duas turmas. Os primeiros 30 frequentarão o curso até o fim do mês. A outra metade deve começar a formação em novembro.
O PPDDH já funciona no Brasil com uma série de instrumentos de proteção. "Esses PMs treinados vão compor mais um instrumento de proteção, tanto para defensores quanto para instituições que estão sendo ameaçadas", concluiu Marques.
Lançado em 2004, o PPDDH é considerado como uma das ações mais complexas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos: o combater à grande diversidade de violações dos direitos humanos no Brasil.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















