Governo
Defesa Civil promove oficina sobre comunicação de riscos de desastre
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, promove nestas quinta (7) e sexta-feiras (8) a 11ª edição da Oficina de Capacitação em Comunicação e Percepção de Riscos, em São Paulo (SP).
O objetivo do curso é capacitar multiplicadores para atuação no processo de gerenciamento de riscos de desastres, com atenção aos desafios impostos pela realidade local e pelo nível de informação e conhecimento das comunidades vulneráveis.
No primeiro dia de oficina, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Magno dos Santos, fará palestra sobre a medida provisória 494, de 2 de julho de 2010, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec); as transferências de recursos para ações de socorro; assistência às vítimas; restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre; e o Fundo Especial para Calamidades Públicas.
Também na quinta-feira, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Eliane Soares, abordará os temas “Introdução ao Sindec” e “Percepção de Riscos de Desastres”. Na sexta feira (8), a palestrante e jornalista Cilene Victor, será responsável pelos painéis: “Gerenciamento de Riscos de Desastres” e “Comunicação de Riscos”. No evento, será apresentado, ainda, mapa de incidência de desastres com informações quantitativas e ilustrativas do estado, do período de 2007 a 2010.
A oficina faz parte do Projeto Promoção da Cultura de Riscos de Desastres (PCRD) como ferramenta de Política Pública de Prevenção e Redução de Desastres. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Sedec, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) de Santa Catarina.
A próxima edição da oficina está marcada para os dias 28 e 29 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O curso já foi realizado em Palmas, Cuiabá, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís, Fortaleza, Florianópolis, Aracaju e Curitiba.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















