Governo
Gestores estaduais participam de encontro sobre projeto Primeira Exportação
O Encontro Nacional do Projeto Primeira Exportação, realizado nesta sexta-feira (29) reúne, em Brasília, mais de setenta gestores dos governos dos nove estados que participam do programa.
Durante o encontro, os gestores estaduais têm oportunidade de apresentar os casos bem sucedidos do projeto Primeira Exportação e ainda de avaliar os gargalos que precisam ser enfrentados. Também serão traçadas as estratégias para o programa visando a sua ampliação nos próximos anos.
O Primeira Exportação tem como meta aumentar as exportações brasileiras com foco especial nas micro e pequenas empresas e o projeto passou por uma fase de expansão no segundo semestre deste ano. Nove estados já aderiam ao programa: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
Por meio da parceria entre a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as secretarias estaduais e entidades setoriais, o programa cria uma rede de agentes que presta assessoria técnica e capacitação gratuita para que micro e pequenas empresas possam realizar pela primeira vez uma operação de venda ao exterior.
Esta rede de agentes é instituída a partir de um comitê gestor, com representantes de entidades locais e nacionais envolvidas em comércio exterior. Após os interessados se candidatarem para receber a capacitação, em média, quarenta empresas por estado estão sendo selecionadas para serem atendidas.
O trabalho de assessoria técnica se divide em etapas nas quais é feito o estudo de reconhecimento de um produto para exportação, com atenção para aspectos como embalagem, formato e adequação para o transporte, além de outros. Avalia-se ainda quais são os mercados estrangeiros com maior potencial de inserção das mercadorias e quais as condições em que as empresas podem efetuar as vendas ao exterior com maior ganho.
Para saber mais, acesse o site do Primeira Exportação.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















