Governo
Grupo avalia medidas para antecipar rede de fibra óptica no Amapá
O grupo que estuda uma possível interligação entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa por meio de via rede óptica deve voltar a se reunir na próxima quinta-feira (21). Participarão do encontro representantes do Ministério das Comunicações, Telebrás, Casa Civil e Anatel. A última reunião do grupo foi realizada na última quinta-feira (14).
O objetivo da reunião é continuar a análise das alternativas capazes de materializar a interconexão de Macapá com a Guiana Francesa.
Dentre as sugestões em análise, está a possibilidade do uso de rede elétrica de alta tensão contemplada com cabo OPGW (cabo de para-raios das redes de alta-tensão do setor elétrico). Atualmente, a conexão à internet na região é feita por satélite.
No encontro desta quinta-feira, uma das medidas anunciadas foi que a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) vai concluir, até o dia 28, um levantamento sobre a demanda de banda larga do estado. O estudo vai determinar a necessidade de conexão à internet de setores como órgãos públicos, empresas privadas, instituições de ensino, hospitais e usuários domésticos.
Interesses bilaterais
A proposta de ligar via fibra óptica o estado à Guiana Francesa faz parte do acordo de cooperação transfronteiriça Brasil-França. Dois grupos, um de cada país, estão avaliando os aspectos técnicos e econômicos do projeto.
“No caso do Amapá, o que buscamos é possibilitar o acesso à internet segura e de qualidade já em 2011, antes da chegada do Linhão de Tucuruí, previsto para 2013”, explica o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, representante do Ministério das Comunicações no encontro.
A interligação entre o Amapá e a Guiana Francesa será feita pela rota Caiena - São Jorge - Oiapoque – Calçoene – Macapá. Os municípios de Caiena e São Jorge estão na Guiana Francesa e os outros três municípios pertencem ao Amapá.
O trecho entre Calçoene e Macapá já conta com cabo óptico pela rede da Eletronorte. O novo trecho a contar com fibra óptica via rede elétrica de alta tensão ligará Calçoene a Oiapoque.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















