Governo
Inpi e Apex-Brasil vão estimular registro de patentes e marcas no exterior
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) querem estimular os empresários brasileiros a usar a propriedade intelectual (PI) no País e no exterior. O acordo de cooperação foi assinado pelas instituições nesta quarta-feira (6), em Brasília.
Pelo acordo, o instituto e a agência vão promover uma série de atividades conjuntas, como a realização de seminários e palestras, participações em feiras, criação de cursos sobre propriedade intelectual e o desenvolvimento de estudos sobre PI e exportação.
O acordo foi assinado no primeiro dia do Roadshow, evento no qual especialistas mostram como obter marcas e patentes no Brasil e no exterior. Este ano, o evento será realizado em três cidades brasileiras e deve receber cerca de 500 pessoas. No Roadshow, especialistas do Inpi mostraram como funciona no Brasil o pedido de patente e de marca. As instruções também estão disponíveis no site do Inpi.
Registro evita cópias ilegais e abre espaço no mercado
Segundo o presidente do Inpi, Jorge Ávila, a parceria com a Apex-Brasil irá contribuir para que o empresário perceba que a proteção no exterior é essencial, já que as marcas e patentes garantem exclusividade, impedem a cópia e ampliam a competitividade.
Só a proteção no Brasil não assegura o direito nos países para os quais se pretende exportar. ”Não há exportação de alto valor agregado sem propriedade intelectual. Queremos exportar cada vez mais produtos intensivos em conhecimento e, para atingir este objetivo, devemos sensibilizar as empresas nacionais”, afirmou o presidente do Inpi durante a assinatura do acordo em Brasília.
O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, ressaltou que a conscientização do setor produtivo nacional é uma tarefa relevante no contexto econômico atual. “Diante da crescente internacionalização das corporações brasileiras, os empresários devem buscar a propriedade intelectual para garantir seus investimentos. Temos que crescer com qualidade”, destacou Maurício Borges.
Fonte:
Apex-Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















