Governo
Mais de 80% dos partidos não cumpriram lei de cotas nas eleições de 2010
A Lei de Cotas não foi cumprida por 82,6% dos partidos e coligações em todo o País nas Eleições 2010. O levantamento foi feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm) e pelo site Mais Mulheres no Poder Brasil, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apenas 17,3% dos partidos e coligações em todos os estados e no Distrito Federal alcançaram o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas para a Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmara Distrital, conforme exige a Lei Nº 9.504/1997, revisada em 2009.
Em quatro estados (Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Tocantins) nenhum partido/coligação alcançou 30%.
O estado com maior percentual de respeito às cotas foi o Mato Grosso do Sul, onde 54,54% dos partidos/coligações preencheram 30% ou mais de suas vagas com candidaturas femininas, enquanto Goiás registrou o menor percentual, com 5,26%.
Individualmente, o partido que mais atendeu à legislação foi o PSTU, que também mais optou por preencher 100% das vagas com nomes femininos: para deputada federal em Pernambuco e Paraná; e para deputada estadual no Amazonas, Amapá, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















