Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2010 > 12 > Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Fernando Pimentel

Governo

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Fernando Pimentel

por Portal Brasil publicado : 14/12/2010 22h20

Casado e pai de dois filhos, o economista Fernando Pimentel foi prefeito Belo Horizonte entre 2005 a 2008. Por sua atuação, foi apontado pelo site inglês Worldmayor como o oitavo melhor prefeito do mundo – era o único da América do Sul na lista dos dez melhores. Participou dos movimentos estudantis de 1968 e se engajou na resistência à ditadura militar. Perseguido, foi preso em 1970 e libertado em 1973.

Pimentel foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vice-presidente da Associação de Professores Universitários de Belo Horizonte, presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (1991-1992) e diretor do Sindicato dos Economistas mineiro.

Antes de se eleger prefeito, foi secretário de Governo, da Fazenda, e, em 2001, tomou posse como vice-prefeito. Substituiu o titular, Célio de Castro, licenciado por motivo de saúde, e, em, 2003, assumiu definitivamente o cargo.

Ele deixou a prefeitura com índices de aprovação superiores a 90%. Entre as obras de seu mandato, marcado pelas prioridades definidas por meio de Orçamento Participativo, destaca-se o Vila Viva, o maior programa de urbanização de vilas e favelas do país. O Vila Viva foi o primeiro colocado mundial em sua categoria no prêmio Metropolis Awards, título concedido a cada três anos pela Rede Metropolis, em reconhecimento às melhores práticas públicas desenvolvidas nas cidades com mais de um milhão de habitantes.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil