Governo
Futuro chanceler aproveitará presença de ministros estrangeiros em Brasília para fazer reuniões
Nomeado para ser o novo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Antonio Patriota quer evitar a perda de tempo. Antes mesmo de ser empossado no cargo – o que ocorrerá neste sábado (1º) -, o diplomata já deve participar de reuniões com autoridades estrangeiras. A primeira será ainda nesta sexta-feira (31), pela tarde, com o chanceler de Cuba, Bruno Rodréguez Parrilla e, em seguida com o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive. Com os países caribenhos, o Brasil mantém estreitos vínculos de cooperação.
No dia 1º, pela manhã, Patriota conversa com o ministro da Defesa da França, Alain Juppé. Um dos temas em discussão, segundo assessores, deve ser a compra dos 36 caças que o Brasil pretende comprar. A França disputa a venda com a Suécia e os Estados Unidos.
Em novembro, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o francês Nicolas Sarkozy discutiram sobre o assunto durante rápido encontro em Seul, na Coreia do Sul. Na ocasião, o presidente da França afirmou que estava confiante, mas que a decisão dependia das autoridades brasileiras.
Lula e Sarkozy assinaram, em novembro, um acordo de defesa estratégica incluindo a compra de helicópteros e submarinos convencionais e de energia nuclear.
No domingo (2), Patriota se reúne com o chanceler da Argentina, Héctor Timerman. No encontro, eles deverão rever os principais temas da relação entre os dois países. Timerman disse que, durante a conversa, quer sugerir a realização de uma reunião em Buenos Aires, já no o primeiro trimestre de 2011.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















