Governo
Governo federal tem gasto estável com medicamentos, segundo Ipea
O Comunicado do Ipea nº 74 , divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na quinta-feira (16), em São Paulo, tem como foco o desempenho dos programas de assistência farmacêutica do governo federal aplicados entre os anos 2005 a 2008. O estudo foi apresentado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto Leila Posenato e Luis de Magalhães.
Dentre os resultados da pesquisa, houve destaque para a estabilização do gasto público federal na aquisição direta de medicamentos dos programas de assistência farmacêutica federais no período de 2005 a 2008.
Outra conclusão do estudo é a indicação de uma concentração no tempo das aquisições de determinados medicamentos pelo governo federal. O comunicado revela que esse é um fator desestimulante para a produção doméstica dos laboratórios privados, uma vez que estes têm que operar com capacidade ociosa em outras épocas do ano.
Alguns medicamentos, como a insulina, têm apresentado redução no seu valor unitário, apesar de a quantidade comprada ser relativamente constante. Segundo o estudo, isso se deve a alterações e maior controle no processo de aquisição de medicamentos pelo Ministério de Saúde.
Fonte:
Agência Ipea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















