Governo
Receita Federal vai disponibilizar número do CPF na hora do atendimento
A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou mudanças no procedimento de atendimento ao CPF na rede conveniada, que envolve os Correios, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A partir de agora, essas entidades vão disponibilizar o número de inscrição no CPF no ato do atendimento.
Da forma anterior, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado. Agora, após o atendimento, o contribuinte poderá imprimir o Comprovante de Inscrição no CPF pela página da RFB na Internet, por meio de certificado digital ou código de acesso.
A mudança no procedimento, no entanto, não atinge os contribuintes que já possuem o CPF. Segundo a Receita, os atuais cartões em formato plástico continuam válidos não há necessidade dos contribuintes realizarem qualquer substituição.
Vantagens e fim de exigências
De acordo com a Receita Federal, o novo modelo de atendimento já está funcionando em todas as 6.249 unidades próprias dos Correios. Em seguida, a mudança será aplicada nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.
Para a instituição, a mudança vai gerar diversas vantagens para o cidadão, principalmente por oferecer maior agilidade. Além disso, o procedimento reduz os problemas com a burocracia, uma vez que o contribuinte poderá retirar pela internet o comprovante de inscrição no CPF.
Outra novidade no processo é a eliminação da necessidade de 2ª Via de cartão CPF, já que o Comprovante de Inscrição estará disponível gratuitamente para todos os contribuintes no site da RFB na Internet, podendo ser emitido quantas vezes forem necessárias.
A partir de agora, nas hipóteses em que o cidadão precisa comparecer a RFB para concluir o atendimento, o comprovante de inscrição será emitido na mesma hora. Pelas regras anteriores, o atendente concluía o atendimento e o cartão era enviado ao contribuinte em até 15 dias.
Fonte:
Receita Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















