Governo
Simulação que antecipa lançamento de foguete será realizado no sábado
Antes do lançamento do foguete VSB-30 — que vai levar experimentos científicos da Agência Espacial Brasileira (AEB) para fazerem testes em ambiente de pouca gravidade — haverá uma simulação da operação, marcada para ocorrer neste sábado (11), no Centro de Lançamento de Alcântara.
O objetivo da simulação, que faz parte da Operação Maracati II, é treinar a equipe e analisar o tempo previsto para a operação. A primeira tentativa de lançamento do VSB-30 será realizada no domingo (12).
De acordo com o coordenador geral da operação, coronel Eudy Carvalhaes, a simulação vai durar por cerca de seis horas.
Todos os equipamentos necessários para a operação serão testados e o tempo de cada ação cronometrado. No entanto, segundo a AEB, detalhes técnicos, condições de velocidade e direção dos ventos e outras condições meteorológicas, tanto no local de lançamento como no de resgate da carga útil, podem provocar uma mudança na data.
O VSB-30 é utilizado pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) que tem o objetivo de viabilizar experimentos nacionais em ambiente de microgravidade (com valores de acelerações não-gravitacionais próximos de zero).
Sua carga útil terá experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP). A operação Maracati também conta com parcerias de outras instituições científicas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















