Governo

Ministério do Desenvolvimento Social - Tereza Campelo

publicado: 14/12/2010 22h39, última modificação: 22/12/2017 22h19

Tereza Campello, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil durante o governo Lula, esteve na coordenação de projetos prioritários, como o Programa Nacional do Biodiesel.

No início do Governo Lula fez parte da coordenação do grupo de trabalho que concebeu o Bolsa Família. Depois esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento como os de biodiesel e etanol, o programa de produção sustentável de óleo de palma e a Agenda Clima.

A economista coordenou também o Mutirão Arco Verde, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomentou o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Paulista de Descalvado e formada na Universidade Federal de Uberlândia, ela é fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT). Tereza foi professora do Curso de Economia na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) na cadeira de Economia do Setor Público. 

Trabalha em governos petistas desde a primeira das quatro prefeituras de Porto Alegre, em 1989. De 89 a 93 foi assessora Econômica do Prefeito de Porto Alegre e coordenadora do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo. 

Tereza esteve com Olívio Dutra (na prefeitura e no governo) e com os ex-prefeitos Raul Pont e Tarso Genro.

Antes de participar da equipe de transição do primeiro governo Lula, quando assessorou Tarso Genro e ajudou a formatar o programa econômico, foi secretária substituta e coordenadora da Secretaria Geral de Governo do Rio Grande do Sul.