Governo
Centro de Operações do Rio revoluciona a gestão de cidades, segundo Dilma
Durante visita ao Rio de Janeiro, na quinta-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff conheceu o Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro, que atua na prevenção de catástrofes e situações de emergências. A presidenta definiu o projeto como “o futuro” e uma revolução na gestão urbana. Segunda ela, com a inauguração do centro - no dia 31 de dezembro de 2010, o Rio deu “um passo à frente do Brasil em matéria de integração de informações de gestão do espaço urbano”.
“Eu achei fantástico aparecer o nome da pessoa, o celular dela, e você saber com quem você contava naquela área em tempo real, lá de cima da sua sala de situação (…). Nós que viemos aqui hoje vimos uma coisa que é o futuro: é um instrumento de gestão da cidade que revoluciona a forma de ser prefeitura e de estar presente em cada bairro”, disse Dilma Rousseff.
O Centro de Operações é um projeto da prefeitura carioca e busca integrar as diversas etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações, que podem ser usadas em futuros casos. Funcionando 24 horas por dia, o centro reúne cerca de 30 órgãos municipais e pretende minimizar as ocorrências, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em cada situação.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















