Governo
Entra em vigor novo Acordo Internacional do Café, informa o Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores informa que entrou em vigor, no último dia 2 de fevereiro, o novo Acordo Internacional do Café. Segundo o Itamaraty, a delegação brasileira teve participação ativa durante as negociações do acordo, cuja posição derivou de coordenação entre representantes dos setores público e privado, por meio do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).
A Organização Internacional do Café congrega a maioria dos países exportadores e importadores do produto e desempenha papel relevante na promoção de programas de pesquisa e de projetos de desenvolvimento cafeeiro.
Ainda de acordo com o ministério, o novo Acordo contém inovações em relação a seu antecessor, de 2001, no que diz respeito, sobretudo, à abolição da Junta Executiva e à criação dos Comitês de Finanças e Administração, de Promoção e Desenvolvimento de Mercado, de Projetos e de Estatísticas, o que deverá dinamizar as atividades da OIC.
“Ademais, criou-se o Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, que viabilizará o intercâmbio de informações e a discussão de soluções para questões ligadas ao financiamento da atividade cafeeira e à gestão dos riscos a ela associados, tema de grande interesse dos países produtores”, informou o Itamaraty.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















