Governo
Foz do Iguaçu receberá primeiro núcleo regional para desenvolvimento da faixa de fronteira
O município de Foz do Iguaçu (PR) vai receber o primeiro núcleo regional da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), coordenada pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. A comissão foi instituída por decreto presidencial em setembro de 2010, com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas para desenvolvimento da faixa de fronteira, estimulando a articulação do governo federal com governantes locais e países vizinhos.
A comissão conta, inicialmente, com 20 órgãos do governo federal e oito entidades convidadas. Ela será composta por uma Secretaria Executiva, exercida pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, e núcleos regionais, compostos de instituições que contribuem para o desenvolvimento e integração fronteiriços, em nível local ou regional.
Após a instalação efetiva da Comissão Permanente, provavelmente em abril, entrará em funcionamento o primeiro núcleo piloto em Foz do Iguaçu. Outros núcleos regionais serão criados, posteriormente, em municípios localizados ao longo dos quase 16.000 km da fronteira terrestre brasileira.
O anúncio do local do primeiro núcleo regional foi feito durante o 5º Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira, que reuniu autoridades e técnicos do Brasil, Argentina e doParaguai, no dia 11 de fevereiro, no Centro Executivo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















