Governo
Ministério da Ciência e Tecnologia nomeia novos secretários
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, deu posse nesta quarta-feira (2), aos secretários que o ajudarão a elaborar políticas públicas do setor. A cerimônia foi realizada no auditório Renato Archer, no ministério, em Brasília.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) será comandada por Marco Antonio de Oliveira. Ele assume no lugar de Roosevelt Tomé Silva Filho. O novo secretário foi presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no governo do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
O professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Augusto Fernandes Almeida, substituirá Augusto Gadelha na Secretaria de Política de Informática (Sepin). Virgílio tem atuado, nos últimos anos, no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), o ministro Mercadante escolheu Carlos Afonso Nobre, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nobre é considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre mudanças climáticas, integra o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). O secretário também coordena o programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e a Rede-Clima do MCT.
Nas secretarias Executiva (Sexec) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) não haverá mudança. Luiz Antonio Rodrigues Elias e Ronaldo Mota darão continuidade nos trabalhos já desenvolvidos em ciência e tecnologia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















