Governo
Operação da FP combate desvio de recursos públicos no Ceará
A Polícia Federal em Juazeiro do Norte, no Ceará, atuando conjuntamente com a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público, deflagrou na quinta-feira (17) a Operação Conífera, visando desarticular esquema criminoso de desvios de recursos públicos federais do Programa Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, nos anos de 2008-2009 no município de Cedro.
Serão realizadas buscas e apreensões em 12 domicílios de investigados, inclusive servidores públicos e empresários locais, além de sedes da prefeitura, todos em Cedro. A operação envolve a participação de 50 policiais federais do Ceará e 13 servidores da CGU. O objetivo é colher material que confirme a fraude investigada e os vínculos entre os partícipes, para ulterior instauração da ação penal e efetiva punição dos envolvidos nas fraudes.
A operação policial é corolário do inquérito policial instaurado em 2009, que apura que os gestores públicos distribuíam ilicitamente as verbas de recursos públicos federais destinados por lei a agricultores carentes afetados por perdas na colheita.
São beneficiários indevidos do programa social Garantia-Safra: secretários de Agricultura do município de Cedro, parentes de servidores públicos, prestadores de serviços à prefeitura de Cedro, arrendatário do Hotel Municipal de Cedro, comerciante que faz várias vendas para a prefeitura de Cedro, dentre outros.
Os investigados poderão ser condenados na justiça federal por crimes de estelionato qualificado, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















