Governo
Programa Arca das Letras avalia bibliotecas do Maranhão
Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, o programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fará visitas de campo a vários municípios do Maranhão para avaliar o funcionamento das bibliotecas, identificar experiências de sucesso e dificuldades dos agentes de leitura para disseminar o livro e incentivar a leitura. Durante as visitas também serão entregues às bibliotecas do programa acervos complementares e coleções de gibis da Turma da Mônica.
Durante as visitas, as bibliotecas que apresentam baixo desempenho ou que estejam desativadas, serão estimuladas a funcionar novamente. Os multiplicadores do programa Arca das Letras reúnem os moradores e discutem as alternativas para que as comunidades usufruam dos acervos.
Dentre os resultados já obtidos em outros estados, destacam-se a ampliação dos acervos da maioria das bibliotecas com doações locais, favorecendo a presença de livros de autores locais sobre cultura, geografia, história e a produção de seus estados. Outro aspecto relevante é que é muito comum encontrar nas bibliotecas rurais leitores que leem mais de 30 livros por ano (a média nacional é de 4,7 livros por habitante/ano, isto quando incluem os livros didáticos).
O Programa Arca das Letras foi criado pelo MDA em 2003, após verificar que as comunidades não dispunham de condições favoráveis para o desenvolvimento da leitura e ascensão educacional dos moradores, especialmente pela falta de acesso a fontes de pesquisa e a obras literárias.
Com mais de 8 mil bibliotecas em funcionamento, o programa implanta, em média, 3 bibliotecas por dia no País. Como estratégia para disseminar o livro nas comunidades rurais, o MDA forma agentes de leitura, voluntários moradores das próprias comunidades para cuidarem das bibliotecas, realizarem campanhas de arrecadação de livros e atividades de incentivo à leitura. Atualmente, são mais de 17 mil agentes de leitura atuando em todos os estados brasileiros.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















