Governo
Fazenda e Esaf promovem congresso sobre software livre e governo eletrônico
Entre os dias 11 e 13 de maio, a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e o Ministério da Fazenda promovem o IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). O evento, que acontece na sede da Esaf, em Brasília, vai abordar a abertura de dados governamentais e o direito do acesso à informação pública.
O congresso será dividido em oito eixos: dados abertos, e-democracia e gestão de conhecimento governamental; infraestrutura de serviços de TIC; governança, gestão e estratégia de TIC; ecossistema do software livre - comunidades e colaboração; sistemas e aplicações livres - desenvolvimento e uso; multimídia, mobilidade e meios convergentes; padrões, interoperabilidade e políticas de desenvolvimento tecnológico; e desenvolvimento social, educação e inclusão digital.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Consegi. Em 2010, o congresso reuniu 6,5 mil pessoas, incluindo estudantes dos cursos de tecnologia de Institutos e Universidades Federais e Estaduais.
Entre os destaques desta edição está a participação do professor Nigel Shadbolt, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que liderou com Tim Berners-Lee (um dos criadores da Web) o desenvolvimento do data.gov.uk. O projeto do governo britânico tem por objetivo abrir os dados do setor público, desde estatísticas de tráfego a números de crimes para livre reutilização.
O Consegi conta com patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte:
Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















