Governo
IBGE lança programa para melhorar qualidade dos gastos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende reduzir, em 2011, pelo menos 15% de seus gastos no consumo de energia elétrica e água e diminuir 20% da conta de telefonia em todas as unidades no País. As metas fazem parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Gasto (PMQGasto) lançado nesta segunda-feira (16), para reduzir gastos e criar uma consciência corporativa voltada para responsabilidade socioambiental tanto na sede do IBGE quanto em suas 27 unidades estaduais.
Se as metas forem alcançadas, o instituto deixará de gastar cerca de R$ 2 milhões entre maio e dezembro de 2011, o que representa economia significativa em seu orçamento anual para essas despesas.
Um dos destaques do PMQGasto é a transparência no acompanhamento do programa, que permitirá a todos os funcionários do IBGE e à sociedade ver as contas do instituto na Internet. Para isso, basta acessar o site da iniciativa, clicar em “Acesso Gerencial” e digitar o login (ibge) e a senha (ibge).
Nesse ambiente de rede, os funcionários também podem trocar informações, registrar resultados numa caderneta de despesas e avaliar seus esforços através de um conjunto de indicadores. O sistema foi desenvolvido para ser simples e fácil de usar, podendo ser utilizado por outros órgãos da administração pública federal.
O IBGE já distribuiu guias de boas práticas para todos os funcionários e gestores com dicas para economizar água, energia elétrica, combustível, telefonia e material de consumo; cuidados especiais com computadores, condicionadores de ar e refrigeradores; além de orientações para reciclagem de lixo. Todas as medidas são importantes para fortalecer a responsabilidade socioambiental dentro da instituição.
Fonte:
IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















