Governo
PF combate tráfico internacional de drogas na operação Niva
A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (5) a Operação Niva. O objetivo é desmantelar quadrilha que atua no tráfico internacional de drogas e que é formada, em sua maioria, por cidadãos sérvios.
Após dois anos de investigação, 126 policiais federais realizam nesta quinta-feira o cumprimento de 60 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 32 de prisão temporária, em São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Amazonas, Pará e Rondônia.
Segundo a PF, durante esses anos a investigação resultou na prisão em flagrante de 35 pessoas pelo crime de tráfico de entorpecentes, com a apreensão de 620 kg de cocaína e de aproximadamente R$ 2 milhões de reais pertencentes a organização criminosa.
Os integrantes do grupo criminoso eram procurados mundialmente por crimes relativos ao tráfico de entorpecentes e tinham seus nomes na “difusão vermelha” da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O líder da quadrilha – um dos cinco criminosos mais procurados pelo governo sérvio - foi preso no último domingo (1º) e extraditado.
De acordo com a PF, o sucesso da operação deve-se a um acordo de cooperação bilateral firmado entre o Brasil e a Sérvia em junho de 2010 e a eficaz cooperação com a polícia desse país.
A 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo determinou o seqüestro de bens de integrantes da organização criminosa, sendo 31 imóveis, 15 veículos de luxo e 3 embarcações – total de aproximadamente R$ 16 milhões.
Os criminosos presos serão indiciados, de acordo com suas participações, pelos crimes de: tráfico internacional de drogas; associação criminosa para o tráfico e financiamento da prática do crime de tráfico internacional de droga; artigos 33 e 40 da Lei 11.343/2006, com penas previstas de cino a 15 anos de reclusão.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















