Governo
Assentamentos do Piauí terão assessoria do Sebrae
A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí se reuniu, nesta quarta-feira (1º), com a diretoria técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no estado para fechar uma parceria que visa a desenvolver uma ação organizacional e produtiva em assentamentos da reforma agrária.
“Será feito um Acordo de Cooperação Técnica com uma atuação conjunta nas áreas de assentamento para a melhoria do sistema produtivo e tecnológico, de agroindustrialização, comercialização e na parte organizacional das associações. Vamos priorizar projetos de avicultura, cajucultura, piscicultura e artesanato”, disse o superintendente regional do Incra/PI, Evandro Cardoso. Segundo ele, “a organização produtiva com o aumento da produção, comercialização e renda nos assentamentos é a nossa principal meta para 2011”.
No assentamento Vale da Esperança, localizado na zona rural de Teresina, deverá ser implementado um projeto de avicultura. A cajucultura seria trabalhada nos assentamentos Ouro Verde, no município de Jardim do Mulato; Araras e Ararinha, situados em Amarante. Nos assentamentos Ernesto Che Guevara, em Palmeirais, e Passagem de Santo Antonio, localizado em Nazária, deverão ser instalados projetos de piscicultura. Projetos na área de artesanato deverão ser implantados nos assentamentos Nova Terra (em Pedro II) com tecelagem; e Frexeira/Porcos (Batalha), com trabalhos em palha.
De acordo com a superintendente do Incra/PI, os recursos partirão da associação dos assentamentos oriundos do crédito instalação, do adicional de fomento, e do Programa Terra Sol, que propicia o aumento de renda dos assentamentos da reforma agrária, por meio de ação de fomento à agregação de valor à produção. "Já estamos preparando um cronograma de visitas aos assentamentos que serão contemplados inicialmente com essa parceria, para apresentar às associações o acordo de cooperação", acrescentou Cardoso.
Segundo a diretoria técnica do Sebrae/PI, atuar nos assentamentos do Incra sempre é vantajoso, pois são áreas com alguma estrutura, facilitando a implementação e a execução dos projetos.
Fonte:
Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















