Governo
Brasil e Paraguai vão firmar cooperação para produzir mais pescado
Os ministérios da Pesca e Aquicultura, no Brasil, e da Agricultura e Pecuária do Paraguai vão firmar nesta quarta-feira (29), um acordo de cooperação na área de pesca e aquicultura. O documento prevê que os dois países vão compartilhar parcerias estratégicas na área energética – em relação à usina de Itaipu e a novos projetos –, além de desenvolver outras atividades de interesse comum. Os dois países compartilham os recursos hídricos das bacias do rio Paraná, onde se encontra Itaipu, e do rio Paraguai.
Uma comitiva brasileira chefiada pela presidenta Dilma Rousseff chega ao país vizinho nesta quarta-feira, para participar da reunião da Cúpula de Chefes de Estados do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
“Se aproveitarmos no máximo 1% do espelho d’água do reservatório de Itaipu para a produção de pescado, de forma a não impactar o meio ambiente, temos potencial para produzir algo em torno de 200 mil toneladas de pescado por ano”, afirma o ministro da Pesca e Aquicultura Luiz Sérgio, ao exemplificar o potencial da região para a atividade. Segundo ele, os dois países já participam da Rede de Aquicultura das Américas, que busca a cooperação dos países da América Latina e do Caribe em favor do desenvolvimento da aquicultura.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















