Governo
Brasil participa de conferência internacional de segurança na América Central
Nos dias 22 e 23 de junho, uma delegação brasileira chefiada pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), General José Elito Siqueira, participa da Conferência Internacional de Apoio à Estratégia de Segurança da América Central. O evento acontece na Cidade da Guatemala, capital do país.
Organizado pelo Sistema da Integração Centro-Americana (Sica), o encontro contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo de todos os países da América Central, além de altos representantes de países convidados, como México, Brasil, Espanha e Estados Unidos.
O acentuado aumento da violência e do crime organizado, especialmente o narcotráfico, levou os países da América Central a adotar estratégia de segurança comum em 2007. Em 2010, foi iniciado esforço para atualizar e reforçar essa estratégia, com apoio de países amigos e organismos internacionais.
A Conferência Internacional de Apoio à Estratégia de Segurança da América Central tem como objetivos conscientizar a comunidade internacional sobre a situação da violência na região e seus efeitos; obter acesso a fontes adicionais de cooperação e financiamento para projetos de segurança; estruturar modalidades de financiamento para viabilização de projetos na área de segurança; e criar mecanismos de coordenação, avaliação e acompanhamento da estratégia.
O Brasil apoia a iniciativa centro-americana e se dispõe a ampliar a cooperação técnica já oferecida aos países da região em matéria de segurança, no entendimento de que os esforços conjuntos e concertados são fundamentais para combater o problema da violência urbana e da criminalidade transnacional de maneira eficaz.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















