Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2011 > 06 > Infraero apresenta maquete de novo terminal de passageiros de Guarulhos

Governo

Infraero apresenta maquete de novo terminal de passageiros de Guarulhos

por Portal Brasil publicado : 30/06/2011 11:40

 

A Infraero apresentou nessa quarta-feira (29) o estudo preliminar do terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro. Segundo a empresa, é o maior projeto arquitetônico de terminal aeroportuário da América do Sul, totalizando 230 mil m², o que coloca Guarulhos como um dos principais hubs da América Latina (os atuais Terminais - 1 e 2 - têm juntos 183,87 mil m² de área). Atualmente, essa é também a maior obra em andamento da Infraero.

Na primeira fase de construção do terminal, o investimento será de R$ 753,96 milhões —40% do total do empreendimento. Prevista para começar em agosto de 2012, as obras da primeira fase devem ficar prontas até o final de 2013. Nesse período, será ampliada em 18,8 milhões a capacidade de passageiros por ano do aeroporto.

Com essa estimativa, até 2013, Guarulhos terá capacidade para receber cerca de 58 milhões de passageiros por ano em seus três Terminais.


Projeto

No estudo, o embarque e os mezaninos ficarão numa parte superior. A parte inferior terá três pavimentos: o desembarque, o nível da pista e o subsolo. Essas divisões tornam embarques e desembarques mais transparentes, facilitando o acesso dos usuários.

Após esta aprovação, o consórcio contratado — formado pelas empresas PJJ Malucelli Arquitetura e Construção, Andrade e Rezende Engenharia de Projetos e Gabinete de Projetação Arquitetônica — segue com a elaboração dos projetos básico e executivo, que devem ficar prontos em dezembro de 2011 e julho de 2012, respectivamente. 

No entanto, segundo a Infraero, o planejamento pode sofrer alterações por conta do processo de concessão do aeroporto, o que ainda está sendo analisado pela coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).  


Fonte:
Infraero  

 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil