Governo
Mais de 1 milhão de pessoas aderem à TV por Assinatura até maio
Com 216,2 mil novos assinantes em maio, o Brasil encerrou o quinto mês de 2011 com 10,9 milhões de domicílios atendidos com TV por Assinatura. Nos cinco primeiros meses de 2011, foram mais de 1,1 milhão de novos assinantes, o que representa um crescimento de 11,3%. Entre os meses de abril e maio, a base de assinantes também cresceu em 2,03%. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 35,9 milhões de brasileiros.
Atualmente, diferentes tecnologias oferecem o serviço: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).
Em maio de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 3,3%, contra um crescimento de 4,4% registrado no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu quase 0,9% em maio, desempenho superior ao crescimento de 0,5% registrado em abril. As prestadoras de TV por microondas, por sua vez, perderam 1,7% de sua base de assinantes no mesmo período.
Com o crescimento na adesão dos serviços via satélite, essa tecnologia passou a ter maior participação no mercado brasileiro: a participação do DTH atingiu 49,8% da base e a participação dos serviços a cabo representam 47,6% dos assinantes. No final de 2010, no mês de dezembro, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 51% de market share, conforme divulgado naquele mês.
Distribuição no País
Em maio de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 18,2 de cada 100 domicílios no País. A região Sudeste apresentou densidade de 26,8% de domicílios com TV por Assinatura.
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços.
Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.
Fonte:
Anatel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















