Governo
Ministério participa de conferência sobre programas de saúde de animais aquáticos
O Ministério da Pesca e Aquicultura participa até sexta-feira (1º) da Conferência Global sobre Programas de Saúde de Animais Aquáticos, promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O diretor do Departamento de Monitoramento e Controle (Democ), Henrique Figueiredo, representa o ministério na conferência, que está sendo realizada desde segunda-feira (27) na Cidade do Panamá.
A OIE é uma entidade reconhecida pela Organização Mundial de Comércio (OMC) como fórum técnico para tratar de assuntos de sanidade de animais terrestres e aquáticos. Nos últimos anos, o Brasil tem desempenhado papel estratégico dentro dos fóruns de sanidade de animais terrestres e o mesmo precisa ser feito quanto ao serviço oficial brasileiro em reuniões da OIE que discutam temas relacionados à sanidade de animais aquáticos.
A Secretaria de Monitoramento e Controle do Ministério da Pesca, por meio da Coordenação-Geral de Sanidade Pesqueira e o Democ, é a responsável pela estruturação dos serviços em sanidade pesqueira e aquícola no Brasil. Nesse sentido, as ações de regulação propostas por esta secretaria devem estar alinhadas com as diretrizes internacionais definidas pela OIE em seus encontros oficias.
A presença de autoridade sanitária para animais aquáticos nestes eventos é estratégica para garantir que as recomendações internacionais, que necessitam ser seguidas pelos países signatários da OIE e OMC, estejam em conformidade com a política sanitária proposta pelo ministério em consonância com o interesse público e das cadeias produtivas envolvidas.
Fonte:
Ministério da Pesca
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















