Governo
PF é primeira instituição governamental a utilizar nova tecnologia de endereço IP
A Polícia Federal, juntamente com diversas entidades em todo o mundo, começou a utilizar na quarta-feira (8) a nova versão de endereçamento IP para a internet. A versão é conhecida como IPV6. No caso da PF, trata-se da primeira instituição governamental brasileira a utilizar o novo sistema de endereçamento, a sétima no Brasil e 366ª no mundo.
Quando um ou mais computadores são interligados para troca de informações, acontece o que técnicos chamam de rede de computadores. Para que os computadores estabeleçam a comunicação é necessária uma regra, um código, um idioma comum para que haja essa interação. Esse idioma, os fabricantes de computadores resolveram chamar de protocolo de rede. A rede de computadores mais conhecida é a internet. O protocolo utilizado pela internet é o Transfer Control Protocol/Internet Protocol ou TCP/IP como é conhecido.
Toda vez que um equipamento de informática acessa ou é ligado à internet, ele é identificado através de um conjunto de números que são denominados “endereço IP”. Na verdade esses conjuntos de números resultam de uma combinação, como acontece com números de telefones ou placas de automóveis. Assim como acontece com as placas de automóveis ou números de telefones as combinações são finitas.
Atualmente, é utilizado uma versão de endereçamento IP conhecida como versão 4 e que já está com o número de combinações de endereços IP em pleno esgotamento. Para resolver o problema foi criada a versão 6, já batizada IPV6, ou seja, endereçamentos IP versão 6.
Para que a nova versão de endereçamento seja usada, provedores e equipamentos espalhados pelo mundo deverão adequar-se a nova tecnologia, que além de prover maior quantidade de endereços, será mais rápida, segura e simples.
A medida era necessária, devido ao espantoso crescimento da rede mundial. A internet teve um crescimento de aproximadamente 444% nos últimos dez anos, com 732 milhões de computadores hospedeiros interligados e 1,96 bilhões de usuários, representando 28,7% da população mundial.
O Brasil possui 27% de domicílios com acesso à rede, 3,5 milhões de conexões em banda larga móvel e 1,1 milhões de conexões em banda larga fixa.
A PF, participante do evento de teste mundial do IPV6, disponibiliza página comemorativa da nova tecnologia em seu site.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















